Muita gente ainda confunde o Marketing Político com o Marketing Eleitoral. Afinal, os dois tratam de eleições, relacionamento com eleitores e estratégias de divulgação, né?
Porém, existe uma grande diferença entre esses dois conceitos. O primeiro tem foco no pós-eleição, sendo um gerenciamento do mandato e gabinete.
Já o segundo trata da eleição em si, com o objetivo de levar o político ao mandato.
Assim, fica claro que tanto as técnicas utilizadas quanto a maneira de se comunicar devem ser diferentes nesses dois momentos.
Aqui, você confere detalhes importantes sobre o Marketing Político e como utilizá-lo durante a execução do mandato. Então, siga para as próximas linhas e aproveite a leitura!
Marketing Político e sua importância após as eleições
O período pós-eleitoral é tão importante quanto o da candidatura. Afinal, é nele que o político irá de fato mostrar o seu trabalho e cumprir o que propôs durante as eleições.
Assim, ele precisa se preocupar em manter uma presença forte na vida da população.
Seja através de canais digitais, eventos ou comunicados físicos, esse é um cuidado fundamental para estabelecer um relacionamento bem-sucedido com o eleitorado.
Da mesma maneira, o político deve mostrar o que tem feito, prestar contas e preservar a transparência na troca das informações.
Além disso, deve se preocupar em estar próximo às pessoas, permitindo que elas participem ativamente do mandato.
Manter a imagem durante a execução do cargo, estabelecer vínculos com os eleitores e estar ativo em suas funções passam segurança e confiança.
O dia a dia político deve ser claro para os eleitores e é aí que o Marketing Político atua.
Com ele, é possível divulgar de forma estratégica, segmentada e pluralizada todos esses aspectos da vida e rotina política.
Como utilizar o Marketing Político na rotina do mandato
Agora você já sabe o que é o conceito e a importância de ter ações de divulgação durante o mandato.
Então, veja quais são os principais pontos que devem ser trabalhados no Marketing Político.
Presença nas redes sociais
Sem dúvidas a internet hoje é um dos meios mais importantes para se comunicar com os eleitores e divulgar suas atividades políticas.
Por isso, tenha ao menos uma pessoa no gabinete que fique responsável por fazer publicações e interagir.
Esse cuidado com a proximidade com os eleitores e transparência na rotina do político ajudam a construir uma boa imagem.
Além disso, criam sensação de pertencimento, pois a pessoa sente que está participando das mudanças no bairro ou cidade.
Tenha vários canais de comunicação
Também é importante saber que os seus eleitores estão presentes em diferentes canais online e offline.
Então, é fundamental entender onde eles estão e de que forma interagem tanto na internet quanto com formadores de opinião.
Dessa forma, você poderá estar presente em diferentes veículos de comunicação e redes sociais.
Os mais importantes são Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e até malas diretas para divulgar ações específicas na casa dos eleitores.
Outra questão essencial neste ponto do Marketing Político é saber que cada canal tem seu tipo de conteúdo e formato que funciona melhor.
Portanto, é preciso adaptar suas mensagens e linguagem para cada um, sempre oferecendo diversas formas de comunicação com o eleitor.
Use softwares de gestão do gabinete
Por fim, vale a pena investir em um software que auxilie na gestão do seu gabinete e na automação política.
Afinal, o que não faltam são ações a serem feitas repetidamente para conseguir manter uma comunicação ativa com o eleitorado.
São muitas tarefas e pessoas envolvidas. Então, o software político consegue melhorar tanto esse dia a dia quanto a aplicação do Marketing Político.
O Gerencie Meu Gabinete, por exemplo, é uma ferramenta de automação para vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores e partidos políticos.
Sendo 100% online e com cadastro de eleitores e organizações, ele oferece benefícios como:
- Acesso à agenda;
- Relatórios personalizados de ações;
- Envio de notícias, lembretes, mensagens SMS, e-mail e WhatsApp;
- Segmentação de eleitores por geolocalização;
- Histórico de atendimentos ao eleitor;
- Gestão Eletrônica de Documentos (GED);
- Controle de produtividade do gabinete;
- Interação por WhatsApp Web;
- Upgrades constantes para melhoria do software;
- Segurança para restringir o perfil de acesso de cada usuário;
- Suporte técnico especializado;
- Backup automático de informações em nuvem.
Sem dúvidas essas ferramentas possibilitam um novo jeito de fazer Marketing Político e política. Mais próximo, assertivo, eficiente e produtivo.
Conheça e acompanhe nosso blog para ter acesso a mais informações importantes para o seu mandato. Até a próxima!